Ambientes “instagramáveis”: os likes valem mais do que o sabor da comida?

Que as redes sociais estão mudando nossa forma de consumir é fato mais do que comprovado. Quem é que nunca levou uns bons minutos tirando foto do prato enquanto a comida esfriava ou fez um clique no provador da loja sem sequer comprar o look? O que a grande parte das lojas e restaurantes estão começando a perceber é que “sair bem na foto” pode ser o diferencial que faltava na hora de cativar clientes.

“A decoração de negócios feita com objetivo exclusivo de atrair consumidores não é nenhuma novidade. Nos anos 50, a arquitetura Googie (não confundir com “Google”) estava em alta: ela consistia em construir tetos elevados e estilosos com materiais arrojados como vidro, aço e neon, muito característicos da época. Seu objetivo era chamar a atenção de motoristas e ser visível através das avenidas, servindo como outdoors.” — The Guardian (em tradução livre)

Afinal, o que é ser “instagramável”?

O termo ainda não existe no dicionário, mas uma boa parcela dos especialistas em mídias digitais já conhece o conceito. Para um estabelecimento ser instagramável ele deve investir em chamar a atenção do público, não pela qualidade de seus produtos, mas pelo visual como um todo. Quanto mais bonito, interessante ou curioso um local, maior é a chance de alguém querer fazer um registro de sua presença ali.

Por isso, arquitetos e profissionais de visual merchandising estão cada vez mais requisitados.

Mas não são só as cores das paredes e o design dos móveis estão sendo pensados para incentivar pessoas a fazer fotografias. Hoje, até mesmo as embalagens e os próprios alimentos devem ser fotogênicos. O que antes era só uma maneira de estimular os sentidos de consumidores exigentes, hoje é uma estratégia, não só para aproximar o público comum, mas também para atrair influenciadores que, por sua vez, levarão hordas de pessoas querendo imitar a última foto de sucesso.

Likes versus experiências

Diferentemente dos chefs de cozinha, preocupados em satisfazer todos os sentidos de seus clientes, o que se percebe hoje é a imagem prevalecendo ao sabor. Ou seja, a experiência, como um todo, pode não ser a melhor, desde que resulte em uma publicação com milhares de likes. No entanto, é bom atentar que essa estratégia tem seu valor, mas não garante sucesso comercial em longo prazo. O velho mix de Marketing (preço, produto, praça e promoção), além de um bom atendimento, são essenciais para fidelização.

Então, qual é a receita?

Um ambiente com design apelativo, como o Museum of Ice Cream (San Francisco/ CA), que vem atraindo multidões em busca de fotos multicoloridas; esculturas exóticas… Ou ainda, drinks e pratos mirabolantes. Vale tudo para se diferenciar dos concorrentes e chamar a atenção do público.

E você, conte a verdade, a quantos lugares já foi para ganhar uns likes no Instagram?

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