Comunicação nas redes sociais - como criar um diálogo autêntico

Se você analisar os canais mais influentes do YouTube vai perceber que todos eles têm algo em comum: autenticidade. Independentemente do tema dos vídeos, o que os torna especiais é a forma como eles abordam os assuntos.

Vamos ver alguns exemplos?
Whindersson Nunes tem hoje o segundo maior canal do YouTube Brasil com mais de 36 milhões de inscritos, perdendo apenas para o produtor de clipes, Kondzilla. O mais interessante é que o comediante começou a produzir seus vídeos dentro do próprio quarto com uma câmera de celular. Sem cenários montados, sem edições mirabolantes, apresentando apenas o que ele tem de melhor: humor e espontaneidade.

Em 2018, o “Me Poupe”, da jornalista Nathalia Arcuri, se tornou um dos perfis mais influentes do ano e é o maior da plataforma que aborda finanças e economia, com mais de 3 milhões de inscritos. Nathalia tem como missão pessoal “desfuder o Brasil” e, como boa comunicadora que é, percebeu que seu maior obstáculo era educar o público sobre uma questão tão complexa, por isso, optou por uma linguagem irreverente e cheia de bordões para popularizar o conteúdo e aumentar seu alcance.

E por falar em conteúdos complexos, que tal o desafio de explicar Ciência para os jovens? No Nerdologia, Átila Iamarino e Felipe Figueiredo, um biólogo e um historiador, apresentam matérias de Física, Química, Sociologia, Filosofia, entre outros temas complicadíssimos e mesmo assim são um sucesso de público. Como eles fazem isso? Utilizando referências de cultura pop, animações e memes… Uma inovação na época em que foi concebido, em 2010. Hoje, o formato é copiado em diversos canais de Ciência, o que comprova a qualidade da fórmula.

O que todos esses exemplos provam é que, com certeza, essas pessoas leram o último artigo aqui do blog. Brincadeiras à parte, fato é que todos eles seguiram as duas regrinhas básicas da comunicação: respeitar as nuances da sua linguagem natural, não tentando forçar a barra para parecer outra diferente de quem você é E respeitar também o seu público, construindo um diálogo sincero.

O valor que as pessoas dão para conteúdos autênticos não é novidade; mesmo nos primórdios do Youtube, os assuntos mais valorizados eram aqueles tratados com genuinidade. Por isso, pessoas como Felipe Neto, Cauê Moura e PC Siqueira se tornaram tão populares com seus vídeos. Hoje, a forma como os três citados se apresentam mudou bastante. Mas, sobre isso, nós conversamos da terceira parte deste artigo, onde abordaremos a comunicação como um dos pontos de um reposicionamento de marca.